Custos em Lavanderia

Custos em Lavanderia Industrial.

Redução de custos com baixo investimento pode ser conseguido com treinamento e remanejamento de pessoal, layout, novas rotinas de trabalho e re-adequação da infra-estrutura.

O Custo está inversamente para produtividade e diretamente para preço, atualmente o que se analisa é o menor custo total, que atenda as exigências de qualidade e normativas.

O enfoque que se deve dar a este tema é o do “Melhor Custo Benefício”, que tem uma abrangência maior. No custo setorizado e/ou individual, são levados em conta geralmente valores meramente monetários, e esta visão prática, pode muitas vezes aumentar os custos indiretos em outros setores, elevando o custo final.              

Para se trabalhar o melhor custo benefício, deve-se investir no levantamento dos custos reais do setor de lavanderia e de suas inter relações com os demais serviços e setores.    

Para exemplificar a idéia de custo benefício, citaremos uma situação; processos que exijam mais temperatura e tenham mais etapas, consumirão mais vapor e água, mesmo que o produto tenha um menor valor por kg, devemos avaliar se o aumento do tempo de processo, consumo de água e vapor e a durabilidade do enxoval, não irão aumentar nosso custo final. 

Pode-se reduzir custos com baixo investimento, com algumas medidas práticas.

Um redutor de custos é a profissionalização, e isto pode ser feito de modo prático e econômico solicitando-se ao fornecedor o treinamento de seus colaboradores periodicamente, do fornecedor de máquinas ou serviços de manutenção treinamento sobre o uso correto dos equipamentos, do fornecedor de produtos treinamentos sobre processos, rotinas e classificação e do fornecedor de tecidos um treinamento sobre fibras, não podemos nos esquecer de que as instituições podem negociar como qualquer cliente e na hora da aquisição dos produtos agregar estes serviços de apoio, que muitas empresas já disponibilizam, mas que se não forem solicitados não serão realizados. Outros treinamentos podem ser realizados dentro da instituição, pelo pessoal do RH, Segurança do Trabalho, etc.

treinamento além de profissionalizar o funcionário, melhora sua autoestima e traz benefícios a produção como aumento da produtividade, diminuição do re-trabalho, redução da quebra de equipamentos, economia no uso de produtos, etc., e não podemos deixar de implantar controles e ter uma supervisão constante, pois hábitos são difíceis de se mudar. 

Atenção quando da aquisição do enxoval, trará economia a médio e longo prazo, e podemos nos apoiar em normas técnicas para a aquisição do mesmo, como é feita através da NBR 13734 da ABNT para tecidos de uso hospitalar, estas normas nos garantem a origem, qualidade, resistência e comportamento das fibras quando submetidas a determinadas situações e nos darão parâmetros para exigirmos de nossos fornecedores processos e produtos que garantam a qualidade e durabilidade dos tecidos. A evasão de roupas é preocupante e de difícil controle, mas pode ser reduzido com controles comparativos simples e básicos de entrega e coleta de roupas nos clientes, colocação de informativo para os clientes de que o enxoval é de propriedade da lavanderia e que não é permitida a saída das roupas das dependências do mesmo, e determinar qual é a real taxa de evasão de roupas, por controle interno na costura, almoxarifado e rouparia.

Revisão do layout da lavanderia sempre que iniciar um empreendimento ou adquirir um novo equipamento para averiguar, se a capacidade de produção será absorvida nas etapas subseqüentes pelos equipamentos instalados. Muitas vezes são adquiridos equipamentos para eliminar pontos de estrangulamento na produção, mas com isto ás vezes, cria-se outros, uma boa análise das rotinas pode resolver os pontos de estrangulamento, como a revisão do fluxo de produção, mudança no processo, etc. ex: processo de lavagem mais curto,  pré-secar roupas que vão para as calandras, abrir e selecionar peças antes de secar retirando os manchados e rasgados, selecionar os mesmos por tipo de tecido, controlar a temperatura das secadoras, aumentar a quantidade de roupas que necessitam de retorno mais imediato aos setores dando mais tempo para se processar as mesmas em momento mais oportuno, etc..

Instalações e infra-estruturas devem ser reavaliadas sempre da adquisição de novos equipamentos ou quando as instalações estão sub-dimensionadas, é comum quando da compra dos maquinários, não ocorrerem adequações no espaço físico, no sistema elétrico, vapor, hidráulico, exaustão e esgoto, caso não haja a re-adequação da infra-estrutura a capacidade produtiva da lavanderia, o que poderá ocorrer, é que a instalação do  equipamento não corresponderá a um aumento esperado da produtividade. Podemos muitas vezes melhorar o desempenho da capacidade produtiva já instalada se fornecermos o vapor na pressão e vazão adequadas, a água na pressão e vazão dimensionada pelo fabricante, energia estável, sistema de exaustão eficiente e capacidade de escoamento das águas bem dimensionadas.      

Água, este é um bem universal e cada vez mais raro e caro, por isto devemos nos utilizar de certos artifícios, para a redução no consumo deste, como processos que utilizem menos etapas de lavagem, reutilização de forma adequada da água dos enxágües finais nos enxágües iniciais, evitar vazamentos, utilizar-se dos níveis corretos nos equipamentos, reaproveitar a água para lavar chão e nos vasos sanitários, etc. 

Podemos reduzir o consumo de energia com estudo de fontes alternativas viáveis, reavaliação dos contratos com as fornecedoras de energia, adequação dos horários de trabalho com os de pico de consumo, redução dos tempos de processo, substituição ou atualização das máquinas antigas de alto consumo por equipamentos mais atuais e econômicos, logicamente para todas estas sugestões devem ser feitos cálculos de custo benefício, para se averiguar o retorno do capital investido será a curto ou médio prazo. 

Coleta seletiva de roupa nos clientes, é um bom redutor de custos e aumento de produtividade, pois o processo leve custa duas vezes menos e é duas vezes mais produtivo no lavar do que um processo pesado. A implantação da coleta seletiva de roupas deve ser feita nos clientes da lavanderia, para se reduzir a quantidade de roupas com sujidade pesada.

 

José Jasinski jr.

Gestor de Projetos, Serviços e Qualidade em Lavanderias

jasinski@ecooss.com.br

041 99121-8307 - whatsapp

Ctba, 17/04/2010.